quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Motoboy Brasileiro em Londres

Os motoboys, que vivem em pé de guerra com os motoristas das grandes cidades brasileiras, estão fazendo sucesso em Londres.


Apenas na SDS Express, uma das empresas de entregas da cidade, há cerca de 80 brasileiros no serviço de entregas motorizadas.

O pagamento de 300 libras (cerca de R$ 1000) a 800 libras (cerca de R$ 2700) por semana é o principal motivo para que eles busquem o trabalho na Grã-Bretanha.

"Brasileiro não tem sábado, não tem domingo, não tem frio e não tem calor. Nós trabalhamos muito e somos rápidos e é por isso que gostam do trabalho da gente aqui", diz Clésio Cléber Paiva, motoboy por oito anos em São Paulo e por três anos em Londres.

 
Preferência

A reportagem da BBC Brasil entrou em contato com a empresa para perguntar o porquê da contratação de tantos brasileiros.

Mas um representante da companhia se negou a dar entrevista, alegando questões de "sigilo comercial".

De acordo com os motoboys entrevistados, a empresa não exige visto de trabalho, porque os motoboys são tratados como autônomos.

Basta apresentar habilitação e seguro da moto para enfrentar o trânsito londrino.

"Quando tem pouco trabalho, eles dão preferência para os ingleses. Mas quando tem muito, eles contratam brasileiros. Além disso, os ingleses não gostam de trabalhar de moto no frio e os brasileiros trabalham até com chuva de canivete", disse Paiva.

O motoboy diz que os britânicos são "grossos" no trânsito.



"A única vantagem é que eles não têm tanta arma aqui. No Brasil se a gente 'rela' no retrovisor de um carro alguém já sai atirando", disse Paiva.

Como em todas as grandes cidades no Brasil, os motoboys brasileiros também têm seus pontos de encontro em Londres.

Na capital britânica, se encontram para uma bebida no Bar do Luis, em Oxford Street, e cuidam de suas motos na Oficina do Alex, que fica em Shepherd's Bush.

"Não são lugares estabelecidos, mas em geral é onde a gente vai para conversar com os colegas e falar das motos", conta o motoboy mineiro Giovanni de la Venezzia.



Reportagem do Profissão Reporter:


Reportagem Parte 01:



Reportagem parte 02






Fonte: http://noticias.uol.com.br/bbc/2002/03/05/ult36u10141.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui!